segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Defensores da Linha do Tua entregaram Carta Aberta a Secretário de Estado

HOJE - 27 DE SETEMBRO
DIA MUNDIAL DO TURISMO
ANIVERSÁRIO DA LINHA DO TUA
O Partido Ecologista “Os Verdes”, em conjunto com outras entidades defensoras da Linha do Tua (Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, Movimentos de Defesa da Linha e Associações Ambientalistas) entregou hoje – Dia Mundial do Turismo e Aniversário da Linha do Tua - ao Sr. Secretário de Estado do Turismo, e também ao Sr. Secretário de Estado do Ambiente, que o acompanhava, uma carta aberta em defesa do enorme potencial turístico que representa a Linha Ferroviária do Tua. Esta carta foi entregue ao Sr. Secretário de Estado na Estação de Santa Apolónia, no momento da sua partida para Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo dedicado, este ano, à biodiversidade.

As entidades subscritoras desta carta organizaram um “comboio humano”, composto por imagens fotográficas da Linha do Tua, que acompanhou o Sr. Secretário de Estado do Turismo e a sua comitiva ao comboio e se despediu dele.

Em carta aberta, que anexamos, e perante a iniciativa do Governo de se deslocar através do comboio, um dos transportes mais amigos do ambiente, a Castelo Branco, no âmbito das comemorações, precisamente no dia em que a Linha do Tua faz 123 anos de existência, os subscritores apelaram ao Secretário de Estado para a necessidade da preservação e dinamização da Linha e do Vale do Tua, uma porta aberta de Trás-os-Montes ao Douro, a Portugal e ao mundo.

Aos órgãos de comunicação social: “Os Verdes” disponibilizarão imagens desta iniciativa em BETACAMDIGITAL a todos os interessados

EM ANEXO: CARTA ABERTA EM DEFESA DA LINHA DO TUA E FOTOS DA INICIATIVA

O Partido Ecologista “Os Verdes”

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)

1 comentário:

Dylan disse...

O encerramento da linha do Tua e a sua consequente submersão pela futura barragem de Foz Tua é uma ameaça ao Vale do Douro e um atentado à sua classificação como Património da Humanidade. O potencial filão turístico desta prodigiosa obra de engenharia ferroviária nunca foi devidamente aproveitada e, pior do que isso, custa ver o abandono e a consequente falta de manutenção da linha por parte da CP. Um falso progresso que vai acentuar a interioridade e desperdiçar dinheiros da União Europeia que foram usados na construção de parte do troço da linha do actual Metro de Mirandela - um reflexo da incompetência de quem tem gerido o país.

http://dylans.blogs.sapo.pt/