terça-feira, 29 de setembro de 2009

S.Lourenço


Esta é uma imagem que podemos ver ao quilómetro 16º da Linha do Tua. Ao fundo as casas que integram as Termas de S. Lourenço.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Passeio ao Vale do Tua

A associação Campo Aberto está a organizar uma caminhada ao longo da Linha do Tua para o dia 4 de Outubro. Esta será uma boa oportunidade para conhecer um dos troços mais emblemáticos da linha, uma vez que a caminhada se estende de Foz Tua a S. Lourenço, numa distância aproximada de 16 quilómetros. É também esta a zona que corre o risco de ficar submersa caso não se consiga parar a onde de pseudodesenvolvimento que nos tentam impingir.
Fazem também parte do programa uma visita às termas de S. Lourenço, um lanche típico no Hotel Rural de Pombal e uma visita ao Castelo de Ansiães. Cada um destes locais tem interesse mais do que suficiente para justificar uma visita, mas a possibilidade de contar com a companhia de um grupo alargado de pessoas e alguns conhecedores como guias são também razões para não se perder esta oportunidade.

O programa (já com algumas afinações) é o seguinte:
  • 07h15 Encontro junto ao café Velásquez, na Praça Francisco Sá Carneiro, no Porto
  • 07h30 Saída do Porto de camioneta
  • 10h15-14h45 Caminhada ao longo da linha do Tua desde a estação Foz-Tua até São Lourenço (~16Km). O almoço será realizado numa paragem a meio da caminhada em regime de piquenique (a cargo dos participantes)
  • 15h00 Visita guiada e banho nas termas de São Lourenço.
  • 16h00 Lanche típico* (a cargo da organização) no Hotel Rural de Pombal. Venda de produtos tradicionais locais.
  • 17h30 Visita guiada ao Castelo de Carrazeda de Ansiães.
  • 18h00-20h30 Regresso de camioneta ao Porto

Esta caminhada conta com o apoio do Movimento Cívico pela Linha do Tua que vai também participar. Eu também espero estar presente, pelo menos na caminhada.
Para as inscrições e mais informação deve ser consultado o sítio web da associação Campo Aberto
http://www.campoaberto.pt

Mapa da Linha

Deixo também um pequeno vídeo com imagens dos primeiros 4 quilómetros do percurso pedestre.


sábado, 19 de setembro de 2009

Passeio ao Vale do Tua: património entre serras e fragas


Caminhada na Linha do Tua, no próximo dia 4 de Outubro (domingo)

Este "Passeio no Vale do Tua: Património entre serras e fragas", organizado pela Campo Aberto, pretende proporcionar a todos os participantes uma viagem inesquecível no Vale do Tua! Uma experiência plena de ar puro e contacto com a natureza, de conhecimento, de história e de histórias, de saberes e sabores e... muito mais... Venha conhecer um dos troços mais belos da Linha e do Vale do Tua, o teleférico artesanal do Amieiro, as Caldas de São Lourenço e as suas águas miraculosas, o Castelo de Ansiães e as suas histórias...!!

O Movimento Cívico pela Linha do Tua apoia esta iniciativa e vários elementos estarão presentes em sua representação, partilhando histórias da Linha do Tua e da região com todos os participantes interessados na defesa deste património.

Esperamos por si para tornar este encontro memorável e simbólico! Participe!

Mais informações:
http://www.campoaberto.pt
http://www.linhadotua.net/3w/index.php?option=com_content&task=view&id=520&Itemid=37

Fonte: MCLT

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Marcha pela Linha do Tua


descarregue a ficha de inscrição em:
http://coagret.wordpress.com

COAGRET-Portugal
https://coagret.wordpress.com
coagret.pt@gmail.com
Estação de Caminhos de Ferro de Mirandela, 4
5370-408 MIRANDELA
telm: (+351) 969761301

Fonte: Coagret

sábado, 12 de setembro de 2009

Há cem anos

Não, não é uma fotografia de há 100 anos atrás, é uma fotografia actual (envelhecida). Mas acredito que há 100 anos atrás este local não estaria muito diferente do que o que a fotografia mostra, uma vez que a Linha do Rua já tem 100 anos.
O local da fotografia é próximo de Mirandela, mais concretamente junto à Quinta de Choupim

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Amanhecer na linha

Numa das minhas caminhadas pela linha do Tua, cheguei muito cedo. O chão estava orvalhado e transpirava com os primeiros raios de sol que se reflectiam no branco das flores das giestas. A meus olhos surgiu uma atmosférica mágica, que tentei captar nesta fotografia. Não sei se consegui, mas é difícil ficar-lhe indiferente.
Perto do Cachão.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Rochedo (2)

Novamente o rochedo perto do apeadeiro de S. Lourenço, mas desta vez disputando a beleza com uma pequena flor. Trata-se da Linaria aeruginea, que é muito pequena, mas rivaliza com o rochedo em beleza e na minha atenção. Tenho fotografado muitas Linárias nas minhas caminhadas À Descoberta, mas esta, vermelha, só a encontro praticamente ao longo da Linha do Tua.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Rochedo

Este rochedo nas proximidades do 15.º quilómetro é uma das curiosidades da Linha do Tua. Este local é facilmente acessível pelas termas de S. Lourenço. Perto está um pequeno de depósito de água onde eu ia beber nas tardes escaldantes no rio, há bastantes anos atrás. O depósito ainda tem água, mas não deve ser limpo há muito tempo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Linha Ferroviária continua encerrada

Como ao ler esta notícia tive a sensação de estar a ler as minhas próprias palavras, pareceu-me bem colocá-la no blogue A Linha é TUA.