sexta-feira, 31 de julho de 2009

Amieiro (1)

A estação de Santa Luzia, ao quilómetro 13.º serve a aldeia do Amieiro. É um dos locais mais belos da linha. Além da paisagem agreste, a própria aldeia plantada a meio da encosta lembra um presépio. É uma visão inesquecível.
No Rio Tua há uma pequena cascata, pouco antes de chegar perto da estação.
Há medronheiros junto à linha.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Reportagem Especial: "Fim de Linha"


Caros amigos,
Amanhã, quarta-feira (29JUL09), no Jornal da Noite (SIC), será apresentada a Reportagem Especial: "Fim de Linha", sobre o transporte ferroviário português, de via estreita.
De acordo com a página web da SIC, que indicamos abaixo, nesta reportagem serão ainda comparadas as realidades portuguesa e espanhola; por um lado, o abandono e o desinteresse evidentes nas linhas-férreas portuguesas, e por outro, a modernização, valorização e aproveitamento de todo um património ferroviário no outro lado da fronteira, em Espanha...
O Movimento Cívico pela Linha do Tua, convida todos os interessados a seguirem com atenção esta reportagem e sublinha o facto de nos últimos 20 anos, terem sido encerrados em Portugal cerca de 500 Km de via estreita, nos quais se inclui a Linha do Tua, conforme mencionado no mesmo texto.
Atentamente,
Movimento Cívico pela Linha do Tua
www.linhadotua.net

Fotografia: Linha do Tua, próximo de Frechas.

O que diz a comunicação social - Jul09

Outras notícias

segunda-feira, 27 de julho de 2009

sábado, 25 de julho de 2009

Na boca do vale


Início do vale do Tua, com o viaduto e túnel das Presas lá ao fundo. As vinhas que se avistam já são do na margem sul do Douro, aquele que dizem ser agora Património Mundial. É neste ponto que pretendem erguer uma parede de vários metros de altura para inundar o vale. A luz vem do Douro.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Deputado socialista diz no Parlamento que a linha do Tua não tem interesse turístico


A linha do Tua não tem interesse turístico. A opinião foi defendida pelo deputado socialista Luís Vaz, eleito pelo círculo de Bragança, ontem à tarde na Assembleia da República.
Durante o debate sobre a petição da Linha do Tua apresentada há um ano pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua e que tinha como propósito defender a linha do Tua da construção de uma barragem, o deputado afirmou que “a linha férrea deixou de ser útil para as pessoas que ali vivem e trabalham, que optaram pelo transporte rodoviário”.
Luís Vaz salientou que a ferrovia poderia ter potencial turístico, mas não diz que “não conhece um único operador turístico que se tenha interessado pela sua exploração”.
Quem não gostou de ouvir estas palavras foi a deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto. “Apetece-me dizer que fiquei quase sem palavras depois de ouvir tudo o que o deputado socialista disse. Só faltou concluir com viva a barragem, viva a EDP”, ironizou.
E José Silvano diz que Luís Vaz tem inveja de Mirandela. É desta forma que o presidente da câmara de Mirandela reage às declarações do deputado socialista, eleito por Bragança, proferidas, ontem, na Assembleia da República.
O também presidente da administração da Metro de Mirandela ficou surpreendido com esta posição de Luís Vaz. José Silvano considera que “só fala de Mirandela para cima e que não conhece o Vale do Tua”. Acrescenta que Luíz Vaz vestiu a pele de “deputado por Macedo de Cavaleiros” e que “como não passa lá a linha tem inveja que ela termine em Mirandela”.
José Silvano desmente também que não haja três operadores interessados em explorar a linha do Tua. "Basta consultar o estudo que as Câmaras fizeram para constatar que há empresas interessadas".
A petição sobre a linha do Tua vai ser votada esta sexta-feira.
Eduardo Pinto/RA

Nota: É caso para dizer: Se assim fala quem devia defender a região, o que esperar dos engravatados de Lisboa?

terça-feira, 21 de julho de 2009

"O Património Ferroviário do Douro" - Conclusões


O colóquio "O Património Ferroviário do Douro", promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) decorreu no passado dia 30 de Maio, no Museu do Douro, na Régua.
As conclusões estão desde hoje disponíveis no site www.linhadotua.net do MCLT

Conclusões 1 - Conclusões 2

A fotografia da Linha do Tua foi tirada na Ribeirinha (com Barcel ao fundo).

Petição pela Linha do Tua Viva

Exmos(as). Senhores(as),
A Petição pela Linha do Tua Viva, mais de um ano depois de ser lançada, será discutida e votada em plenário, na Assembleia da Republica, no próximo dia 22 de Julho (quarta-feira), a partir das 15h.
O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) lançou a Petição pela Linha do Tua Viva em 27 de Março de 2008 como forma de protesto, pela intenção do Governo de destruir o último troço da Linha do Tua, em funcionamento, para construção de uma mega-barragem na foz do Rio Tua.

O relatório com as conclusões resultantes do inquérito promovido pela Comissão das Obras Publicas, Transportes e Comunicações, na sequência da entrega da Petição pela Linha do Tua Viva, em 18 de Junho de 2008, com mais de 5000 assinaturas, a S. Exa. o Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jaime Gama, está agora disponível no site do MCLT, para conhecimento de todos:
Agradecemos que todos os interessados, com disponibilidade para assistir à discussão e votação da Petição pela Linha do Tua Viva, na Assembleia da Republica, no próximo dia 22 de Julho de 2009, nos contactem nesse sentido.
Atentamente,
Movimento Cívico pela Linha do Tua

sábado, 18 de julho de 2009

O Vale do Tua - A importância do Património no Desenvolvimento Regional

A Associação dos Amigos do Vale do Tua, em colaboração com a Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto, promove um debate no Porto, no próximo dia 23 de Julho de 2009 (quinta-feira), às 21h00, subordinado ao tema "O Vale do Tua - A importância do Património no Desenvolvimento Regional".

Local de realização do debate:
Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto
Rua de Costa Cabral, Nº1037, Porto

Nota: O debate será antecedido de jantar convívio na Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto. Para informações e marcações, devem contactar através dos telefones: 917534991 / 967434803 ou do email: valedotua@gmail.com.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A caminho de Abreiro

Esta fotografia do Rio Tua e da Linha do Tua foi tirada da estrada nacional, já muito próximo de Abreiro. A tonalidade reflecte os tons da manhã, num dia em que fiz uma longa caminhada na linha.
Aproveito para lembrar que Abreiro vai ter grandiosas festas nos dias 21, 22 e 23 de Agosto. O programa completo pode ser visto aqui.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pela linha - Castanheiro

Este mosaico mostra-nos vários aspectos que podem ser vistos na Linha do Tua, em redor do apeadeiro de Castanheiro: ao centro o lugar do acidente mais marcante, onde 3 pessoas perderam a vida; em baixo, à esquerda, um reservatório de água que muitas vezes me tem matado a sede; em cima, à esquerda, uma pequena praia de areia branca onde nunca tive o privilégio de repousar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Túnel e viaduto das presas


O viaduto e o túnel das Presas funcionam como que o "portal" de entrada na Linha do Tua. Depois de passarmos este local, os olhos deliciam-se coma paisagem inigualável.